Não vamos confundir as coisas.
Existe sim um lugar do homem no parto, e inclusive quando ocupado positivamente, pode ser determinante para que tudo ocorra da melhor forma possível.
Porém, por mais que você faça cursos sobre parto, saiba fazer massagens e outras técnicas de auxílio , não podemos esquecer que você também estará envolvido emocionalmente, afinal é o seu filho que está nascendo, e esse envolvimento pode desencadear processos no qual nem sempre temos controle.
Além disso, o parto pode durar muitas horas, e ter com quem dividir as demandas pode ser importantíssimo.
Outra coisa importante. Nós homens podemos ser importantes, mas não somos essenciais. A mulher vai parir com você ou sem você.
O parto é um evento feminino e é natural que mulheres busquem apoio de outras mulheres nesse momento.
Percebo que essa conexão é ancestral, e que essa ancestralidade traz elementos exclusivos, no qual nós homens, parceiros, não temos como oferecer. Algo que talvez seja difícil de compreender, mas que deve ser respeitado.
O homem e a doula devem constituir uma dupla, unidos, focados em um único objetivo: dar apoio para que a mulher possa protagonizar o seu momento, o parto, com amor e empatia.
"Doulas são mulheres que trazem o conhecimento íntimo do parto, enquanto o parceiro traz o conhecimento íntimo de você." (Beyond Childbirth Doulas)
Um abraço,
Tiago Koch
Gostou desse conteúdo?
Você pode ficar por dentro de muita informação em nosso Canal do YouTube!
Fotografia: Sarah Stanley
Comments